Você está aqui: Skip Navigation LinksPágina Inicial >> Todas as Notícias >> Ver Notícia

Notícias

Presidente rende homenagem ao general “Ben Ben”

14/09/2018 16:09 (PR)
O Presidente da República, João Lourenço, rendeu nesta sexta-feira, 14, em Luanda, homenagem ao ex-chefe do Estado-Maior General Adjunto das Forças Armadas Angolanas (FAA), Arlindo Chenda Pena "Ben Ben", falecido a 18 de Outubro de 1998 na África do Sul, por doença.

No velório realizado no Quartel-General do Exército (ex-RI 20), e depois de ter sido entoado o Hino Nacional, o Presidente da República e Comandante-em-Chefe das FAA, João Lourenço, inclinou-se diante da urna, depositou uma coroa de flores e transmitiu condolências à família enlutada.

No livro de condolências, João Lourenço reconheceu os feitos do general Ben Ben e desejou “que os seus restos mortais descansem em paz, na terra que o viu nascer”.

No ex-RI 20 renderam também homenagem ao general "Ben Ben" outros titulares de órgãos de soberania, auxiliares do Titular do Poder Executivo, deputados à Assembleia Nacional, magistrados, entidades ligadas ao Ministério da Defesa, às FAA, ao Ministério do Interior, à Polícia Nacional, partidos políticos e organizações da sociedade civil.

Os restos mortais do general Arlindo Chenda Pena “Ben Ben” chegaram quinta-feira, 13, a Luanda, provenientes da África do Sul, 20 anos depois.

A decisão de repatriar os restos mortais surgiu na sequência de um pedido do líder da UNITA, Isaías Samakuva, ao Presidente João Lourenço que, por sua vez, contactou o homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, que deu "luz verde" à exumação.

Sepultamento no Bié

Segundo o programa das exéquias, após o velório em Luanda a urna contendo os restos mortais do general "Ben Ben" partirá para a Base Aérea, de onde seguirá de avião, ainda nesta sexta-feira, para a cidade do Cuito, capital do Bié.

De seguida, a urna será transportada para o município do Andulo, onde o general "Ben Ben" será velado pela família e no sábado, 15, sepultado na aldeia de Lopitanga, ao lado dos seus avós, num cemitério da família.

Angop

2018 - Projecto Portal do Governo da República de Angola - Copyright - Política de Privacidade