Você está aqui: Skip Navigation LinksPágina Inicial >> Todas as Notícias >> Ver Notícia

Notícias

SADC reitera apelo à unidade e paz no Lesotho

16/05/2018 15:32 (MIREX)
A SADC reiterou o seu apelo a unidade entre os Basotho, para alcançarem a paz e estabilidade e concentrarem-se no seu desenvolvimento económico e social.

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reiterou o seu apelo a unidade entre os Basotho, para alcançarem a paz e estabilidade e concentrarem-se no seu desenvolvimento económico e social.

Em entrevista a Lesotho National Broadcasting Service (LNBS) na passada segunda-feira 7, em Maseru, o chefe da Missão de Prevenção da SADC para o Reino do Lesotho, Matias Bertino Matondo, apelou aos Basotho para aproveitarem a oportunidade de paz que se abre diante de si.

Matias Matondo recordou que a SADC tem tido intervenções cíclicas no Lesotho, desde há vinte anos, e que este é o momento certo para os Basotho unirem-se e virarem a “página negra” da história do país.

Para si, o processo de paz exige concessões recíprocas, boa vontade e coragem política de todas as partes envolvidas, nomeadamente do governo, da oposição, das organizações da sociedade civil e religiosas.

Apelou às partes envolvidas no sentido de colocarem, em primeiro lugar, o interesse da nação.

O chefe da SAPMIL admitiu que apesar das dificuldades, o processo está no bom caminho, mas insistiu na necessidade de implementação urgente das reformas recomendadas pela SADC, com prioridade para as constitucionais.

Explicou que na recente cimeira extraordinária, realizada em Luanda, Angola, os Chefes de Estados da Dupla Troika da SADC fizeram uma série de recomendações, priorizando as reformas constitucionais.

2018 - Projecto Portal do Governo da República de Angola - Copyright - Política de Privacidade