Voltar
Você está aqui: Skip Navigation LinksPágina Inicial >> Todas as Notícias >> Ver Notícia

Notícias

Angola reforça relações económicas com Emirados

07/12/2017 18:47 (PR)
O chefe de Estado, João Lourenço, recebeu nesta quinta-feira, 7, em Luanda, o xeque da região oeste dos Emirados Árabes Unidos, Hamdan Bin Zayad Al Nahyan.

A análise dos mecanismos para o relançamento da parceria estratégica entre Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU) marcaram o encontro.

Durante o dia as delegações oficiais de Angola e dos Emirados Árabes Unidos reuniram para explorar a probabilidades de reforçar as relações económicas entre os dois Estados.

As partes foram encabeçadas pelo ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior e pelo representante do governo para a região oeste dos Emirados Árabes Unidos, xeque Hamdan Bin Xayed Bin Sultan Al Nahyan.

O ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, afirmou que dado o seu nível de desenvolvimento, os Emirados constituem um potencial parceiro para acelerar a reconstrução e o desenvolvimento do país.

Manuel Augusto informou que o potencial de cooperação é amplo e Angola procurará tirar o maior proveito das valências dos Emirados.

No quadro da complementariedade, prosseguiu o governante, Angola pode produzir bens alimentares para o mercado interno e para exportar aos Emirados Árabes Unidos, país que carece de terras aráveis.

Há áreas em que os Emirados têm tecnologia avançada e conhecimentos. São os casos da produção de energias renováveis (solar e eólica), bem como os de petróleo e gás.

Falou da necessidade de se estabelecer maior dinâmica na cooperação.
O representante da família Real dos Emirados Árabes Unidos defendeu que, apesar da distância geográfica, a cooperação entre os dois países deve ser aproveitada ao máximo.

Disse que o seu país quer cooperar em todos os domínios, com destaque para o sector agrícola.

Os Emirados Árabes Unidos situam-se no sudoeste da Ásia, têm costa no Golfo de Omã e no Golfo Pérsico, bem como fronteiras com Omã e com a Arábia Saudita.

 

Angop

2006 - Projecto Portal do Governo da República de Angola - Copyright - Política de Privacidade