Você está aqui: Skip Navigation LinksPágina Inicial >> Todas as Notícias >> Ver Notícia

Notícias

Cidade do Wako Kungo completa 41 anos de existência

06/07/2011 21:26 (CUANZASUL)
Cela - O Wako Kungo, município da Cela, província do Kwanza Sul, completa hoje, quarta-feira, 41 anos de existência desde que foi elevada a categoria de cidade a 6 de Julho de 1970 pela portaria número 16.997.

06-07-2011 11:34

Kwanza Sul
Cidade do Wako Kungo completa 41 anos de existência

Cela - O Wako Kungo, município da Cela, província do Kwanza Sul, completa hoje, quarta-feira, 41 anos de existência desde que foi elevada a categoria de cidade a 6 de Julho de 1970 pela portaria número 16.997.

A cidade do Wako Kungo, ex-Santa Comba, tem como administrador municipal, Isaías Bumba Luciano, sendo um dos municípios do Kwanza Sul com grandes potencialidades agro-pecuário.

O fortalecimento da capacidade dos órgãos do poder local, o combate à fome e à pobreza, a produção de bens essenciais para a conquista da auto-suficiência alimentar e o consequente bem-estar das populações constituem-se nos desafios da administração local.

Devido a sua localização geográfica, do ponto de vista estratégico, foi durante o período de guerra palco de vários confrontos armados pela sua posse, situação que, naquela época, levou à paralisação de muitos projectos que visavam o seu desenvolvimento social, económico e cultural.

Com o alcance da paz definitiva em Angola, a 4 de Abril de 2002, o Governo angolano gizou programas e projectos para que a cidade do Wako Kungo pudesse reavivar e resgatar o seu potencial agro-pecuário e industrial, no âmbito regional e nacional.

É assim que hoje, de acordo com o administrador municipal da Cela, Isaías Bumba Luciano,em declarações à Angop, são visíveis os níveis de desenvolvimento nos mais variados aspectos, com destaque para os projectos agro-pecuário, Aldeia Nova e Sediac.

A indústria começa a dar grandes passos com a entrada em funcionamento da fábrica de tijolos, a de casas pré fabricadas e em breve a de loiça sanitária, para além de micro-fábricas de derivados de leite do centro logístico Aldeia Nova.

No domínio da educação, a cidade conta com quatro instituições de nível médio - Instituto médio de saúde Pré-universitários, Instituto Médio Agrário e Magistério Primário, estando em carteira a instalação de um pólo universitário afecto ao instituto superior de ciências de educação (isced).

No sector da saúde, Wako Kungo vai em breve contar com uma unidade sanitária de referencia a nível regional, logo que termine as obras de ampliação do hospital municipal, já na fase final.

Quanto a hotelaria e turismo, os quatro hotéis e cerca de 10 unidades similares têm satisfeito a demanda dos visitantes.

Relativamente a produção e distribuição de energia eléctrica e água potável, o governo central gizou projectos específicos que visam melhorar o actual quadro deficitário, que passarão por uma linha de energia a partir da barragem de Cambambe (Kwanza Norte) e uma outra linha de água que partirá da captação sobre o rio Keve.

O município da Cela é, a par de outras localidades, considerado o celeiro da província do Kwanza Sul por dispor de terras férteis, regularidade de chuvas e clima que permite praticar a agricultura com diversidade de culturas.

2018 - Projecto Portal do Governo da República de Angola - Copyright - Política de Privacidade